Hackers e Crackers... o que são?

Hackers e Crackers



Afinal, o que são Hackers e Crackers, e quais são suas diferenças?



Hoje em dia existe ainda um Grande preconceito contra Hackers, pois muitas pessoas (inclusive repórteres) julgam que Hacker é aquele cara que faz um crime virtual, um roubo pela internet, que invade sistemas e que estraga tudo o que vê pela frente dentro de um computador.
A palavra Hacker significa que uma pessoa é muito boa no que faz, o Albert Einstein era um Hacker da Física, o Roberto Justos pode ser considerado um Hacker em Marketing, um jardineiro pode ser um Hacker em jardinagem, então o Hacker é aquele que é um expert naquilo que faz.
A palavra Hacker se popularizou na informática devido a filmes como Hackers: Piratas de computador, que usaram esse termo para designar os “crânios” da informática podiam fazer o que quisessem com um computador na mão, como na época muitas pessoas nunca haviam ouvido falar no termo, deduziram que Hacker seria o “cara mau” do computador.

E assim é até hoje, Hackers são Maus... Será?


Não é bem assim, como foi explicado hacker é o cara que é muito bom em algo, então os criadores de programas, de sites, de sistemas operacionais, todos são Hackers, pois são bons naquilo que fazem, e alguns que se destacam mais, às vezes são contratados por empresas que desenvolvem programas antivírus para se defender de ameaças, ou às vezes há empresas que contratam hackers para invadir o próprio sistema, identificar as vulnerabilidades, e corrigi-las.

Mais e os Crackers, o que são?


Os Crackers sim, esses são os vilões, eles são “ex-hackers” que resolveram dedicar sua inteligência para criar vírus, invadir sistemas, roubam senhas, crackear programas, esses sim são os verdadeiros “caras maus”.
Dentro da “classificação” Crackers, existem os Defacements (Crackers que pixam sites invadindo o servidor), os Phreakers (Crackers que se aproveitam de brechas em sistemas telefônicos, e conseguem fazer ligação de graça, escutas, etc) entre outros...
Então esse Post escrito por mim Felipe Siqueira é realmente na defesa do uso do termo Hacker, é claro que os hackers também sabem invadir sistemas, detonar coisas, mais eles não o fazem, pois possuem uma ética, ouso a usar como exemplo um marceneiro, ele tem um martelo, ele pode usar para construir uma bela casa de madeira, como para destruir uma casa de madeira, ou matar alguém... O Hacker é a mesma coisa, ele tem um computador na mão, vai da ética dele usar seu conhecimento para ajudar, ou para destruir, e se tornar um Craker.